Chávez e Nelson Jobim vão conversar sobre criação de Conselho de Defesa

Caracas, 13 abr (EFE).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou hoje que a criação de um Conselho de Defesa Sul-americano será um dos temas a tratar com o ministro de Defesa brasileiro, Nelson Jobim, que amanhã visita Caracas.

EFE |

"Estamos trabalhando no projeto para criar um Conselho de Defesa Sul-americano, e amanhã será um dos temas a conversar com o ministro da Defesa do Brasil", disse Chávez perante milhares de seus seguidores reunidos nos arredores do palácio presidencial.

O presidente informou que Jobim chegará esta noite a Caracas e amanhã manterá reuniões com ele e outros altos funcionários, sem dar mais detalhes.

Chávez disse que a criação de um organismo de defesa regional é uma "velha proposta" que seu Governo já propôs "em 1999, mas caiu no vazio e que ficou desfigurada pela (ação da) mídia e pela maquinaria imperialista".

"Se existe a Organização do Atlântico Norte (Otan), por que não poderia existir a Organização do Atlântico Sul (Otas). Nós unidos para planejar nossas próprias políticas de defesa integral (...)", disse o presidente venezuelano.

Jobim disse no dia 14 de março em Brasília, que sua proposta para a criação de um Conselho Sul-americano de Defesa se tornará realidade este ano, e que evitará conflitos como o que envolveu Equador, Colômbia e Venezuela.

O Conselho de Defesa Sul-americano servirá para fortalecer a cooperação na área militar, e para "prevenir" situações como a incursão de tropas colombianas em solo equatoriano, disse Jobim. EFE gf/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG