Chávez e Morales chegam a Bariloche para cúpula da Unasul

Bariloche (Argentina), 28 ago (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e seu colega boliviano, Evo Morales, chegaram hoje à cidade argentina de Bariloche, onde a União de Nações Sul-americanas (Unasul) vai discutir o recente acordo militar entre Colômbia e Estados Unidos.

EFE |

Chávez desembarcou no aeroporto de Bariloche (1.650 quilômetros ao sul de Buenos Aires) às 7h (de Brasília), meia hora antes de Morales.

O único dos 12 chefes de Estado sul-americanos que ainda não chegou para cúpula é o paraguaio Fernando Lugo.

Segundo o programa do encontro, a primeira atividade dos presidentes dos países-membros da Unasul será posar para a tradicional foto de família no luxuoso hotel Llao-Llao. Só depois eles darão início aos debates.

Antes, porém, Chávez terá um café da manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que insistirá na necessidade de os atritos serem evitados e de a integração regional ser preservada.

A reunião extraordinária de Bariloche foi convocada para discutir o acordo que permitirá às tropas americanas usar sete bases militares colombianas.

À tarde, concluída a cúpula, Lula e a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, deverão anunciar a decisão do país de adotar os padrões nipo-brasileiros para a TV digital nacional.

EFE nk/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG