confiança empresarial e política entre seus países - Mundo - iG" /

Chávez e Lula ressaltam confiança empresarial e política entre seus países

Caracas, 27 jun (EFE).- Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ressaltaram hoje as ótimas relações bilaterais, assim como o elevado nível de confiança entre os setores empresariais dos dois países.

EFE |

Após uma reunião de trabalho de várias horas e prévia à assinatura de acordos bilaterais em Caracas, ambos os governantes destacaram o "rápido avanço" de vários projetos que envolvem empresas públicas dos dois países.

"Estamos convencidos de que não existe mais a desconfiança, de nenhum tipo, em relação às possibilidades de integração não só binacionais, mas entre empresários do Brasil e da Venezuela", disse Lula em um discurso conjunto com Chávez na sede da Petróleos de Venezuela (PDVSA).

Lula lembrou que há alguns anos "algumas pessoas tentavam vender a imagem do presidente Chávez como um homem que não desejava que nenhuma empresa fosse para a Venezuela", o que gerou "medo" no empresariado brasileiro.

Mas após várias reuniões se conseguiu convencer o setor empresarial brasileiro da "importância da integração" entre os dois países, e agora na Venezuela existem várias firmas do Brasil que trabalham nos setores petroleiro, agrícola, de infra-estrutura e de assessoria empresarial, acrescentou Lula.

Nesse sentido, expressou sua "felicidade" com o "rápido avanço" na construção de uma grande planta petroquímica no oriente venezuelano, que começou no ano passado e que se prevê que esteja pronta em 2011.

A obra está agora na "importante etapa de movimento de terra", segundo Lula.

O governante venezuelano assegurou que a decisão presidencial de promover reuniões de trabalho trimestrais "causou um impacto de aceleração nas relações" bilaterais, as quais, segundo sua opinião, "estão em seu nível ótimo, como nunca antes".

"Brasil e Venezuela estão demonstrando que se pode avançar no difícil caminho da integração real, da complementação de nossos projetos nacionais", acrescentou o presidente venezuelano.

Antes da assinatura dos acordos, Chávez e Lula tiveram, junto com altos funcionários de seus Governos, uma reunião de trabalho no Palácio presidencial de Miraflores, que se desenrolou com um "sentido de fraternidade insuperável", ressaltou o presidente anfitrião. EFE gf/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG