Chávez e Kadafi assinarão 8 acordos após cúpula na Venezuela

Porlamar (Venezuela), 26 set (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e o líder líbio, Muammar Kadafi, assinarão oito acordos de cooperação em reunião bilateral na próxima segunda-feira em Caracas, disse hoje o embaixador da Venezuela na Líbia, Afif Tajeldine.

EFE |

Tajeldine conversou com a imprensa estatal venezuelana na ilha Margarita, no litoral da Venezuela, onde começa hoje a segunda Cúpula América do Sul-África (ASA).

"Até o momento, a Venezuela já assinou cinco acordos com a Líbia", disse o embaixador em declarações à estatal Agência Bolivariana de Notícias (ABN).

Kadafi chegou na sexta-feira à ilha Margarita e teve uma reunião privada em sua tradicional tenda com o presidente venezuelano e anfitrião da Cúpula, Hugo Chávez.

Os dois governantes teriam conversado sobre as "estratégias" para concretizar vias de cooperação entre América do Sul e África, assim como a preparação da próxima cúpula ASA, que acontecerá na Líbia.

Nesse sentido, o embaixador Tajeldine destacou que a "integração" entre América do Sul e África é indispensável para enfrentar e superar os problemas sociais e econômicos que afetam ambas as regiões.

"Para nós, a Líbia é a porta de entrada da África porque é um país que tem um reconhecido comportamento socialista, além de desempenhar um papel importante e estratégico para nós", declarou Tajeldine à ABN. EFE gf/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG