Chávez e Ahmadinejad conversam por telefone para estreitar cooperação

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e seu homólogo do Irã, Mahmud Ahmadinejad, conversaram por telefone no sábado e concordaram em se reunir o mais rápido possível, para estreitar a cooperação industrial, científica e tecnológica, anunciou a chancelaria venezuelana neste domingo.

AFP |

"Os presidentes Ahmadinejad e Chávez concordaram em se reunir o mais rápido possível para continuar promovendo os planos de desenvolvimento industrial, científico e tecnológico em benefício das duas nações", segundo nota enviada à AFP.

Chávez e Ahmadinejad já se encontraram em várias ocasiões, a última delas em novembro passado, em Teerã. Além de estarem ligados por vários acordos econômicos, ambos também compartilham uma grande hostilidade em relação aos Estados Unidos.

Durante o telefonema, o presidente iraniano felicitou seu colega "pela vitória obtida sobre a ExxonMobil e ratificou sua solidariedade com a luta da Venezuela para garantir seus recursos naturais", acrescentou o texto.

Em março, um tribunal de Londres revogou um congelamento de ativos da Petróleos de Venezuela (PDVSA), dentro de um litígio entre a estatal venezuelana e a americana ExxonMobil, após a nacionalização de ativos do gigante petroleiro nesse país latino-americano.

pt/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG