Caracas, 14 ago (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje que fez uma visita surpresa na quinta-feira a Havana para felicitar pessoalmente o ex-chefe de Estado cubano Fidel Castro, que completou 83 anos.

"Cheguei ontem de surpresa, por volta das 3h da tarde para seu aniversário. Estivemos até 8h da noite com sua mulher, seus filhos, netos e Raúl (Castro), conversando e com uma torta que estava excelente", disse Chávez em um ato com estudantes da Universidade de Carabobo.

O governante venezuelano revelou que como presente levou dois quadros a carvão a Fidel, um de José Martí e outro de Francisco de Miranda, e também "alguns baús cheios de produtos venezuelanos saídos de fábricas socialistas".

Também disse que na manhã desta sexta se reuniu com o presidente cubano, Raúl Castro, e que depois ambos foram conversar com Fidel, com quem trocaram ideias até tarde.

"Um dos temas dos que mais falamos foi o ecológico e nos perguntamos se ainda temos tempo de salvar a Terra do desastre que está sendo provocado pela loucura do capitalismo", disse Chávez.

Chávez lembrou ainda, rebatendo as especulações sobre a saúde do líder cubano, que "Fidel está desfrutando absolutamente de suas faculdades mentais". EFE rr/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.