Chávez diz ter completado primeira fase da quimioterapia em Cuba

Líder venezuelano, de 56 anos, chegou sábado à ilha para dar continuidade a tratamento contra câncer

iG São Paulo |

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse nesta sexta-feira ter completado o “primeiro ciclo” de quimioterapia em Cuba e se prepara agora para a segunda fase.

AP
Chavéz com as filhas Rosa Virginia (D) e Gabriela, ao anunciar continuação do tratamento contra o câncer em Cuba (15/7)
“Completei o primeiro ciclo do tratamento da quimioterapia”, disse Chávez. “Esse ciclo terminou, eu diria, de maneira bem-sucedida. É uma bomba contra a doença”, acrescentou.

Chávez fez o anúncio por uma ligação telefônica, que foi ao ar ao vivo pela TV nesta sexta-feira, durante uma pausa no discurso do vice-presidente Elias Jaua. Além de dizer que a primeira fase de seu tratamento foi realizada com sucesso, ele contou também ter ganhado peso durante esses dias em Cuba. O líder venezuelano não deixou claro, no entanto, quando tem início a segunda fase do tratamento que faz contra o câncer, nem deu novas informações sobre onde estaria o tumor do qual tenta se livrar.

A ligação de Chávez foi a primeira vez que em que o líder se dirigiu à nação pela TV desde que viajou sábado para Cuba para o tratamento. Suas únicas manifestações foram através do Twitter em que ressaltou sua vontade de viver. “Bom dia, Mundo Vivente! Sexta-feira, sexta-feira, ah, hoje é sexta-feira! 22 de julho além disso! E essa vontade de viver só cresce em mim!", escreveu o líder venezuelano. "Toque de amanhecer neste quartel de retaguarda! Vamos, que o sol já vem! Vamos, que Deus ajuda quem cedo madruga! Viveremos e venceremos!", sustentou em outra mensagem.

Na quinta-feira, o presidente venezuelano utilizou o Twitter para informar sobre uma reunião que manteve com o mandatário equatoriano, Rafael Correa, e com os líderes cubanos Fidel e Raúl Castro. "Que bela reunião tivemos nesta tarde com Fidel, Raúl e Rafael Correa", destacou o governante.

Cirgurgia

Aos 56 anos de idade, o presidente venezuelano foi submetido a uma cirurgia de emergência em 10 de junho por causa de um abscesso na zona pélvica . Em 20 de junho, Chávez foi submetido a uma segunda intervenção para a retirada de um tumor cancerígeno . Apesar de não dizer onde está localizado o câncer que possui, Chávez disse que o tratamento de quimioterapia é necessário para garantir que as células cancerígenas não apareçam novamente.

O líder venezuelano disse sentir um “desejo de viver que brotou dentro de mim como um vulcão”. “Estou no melhor humor possível”, acrescentou.

Ao vivo, o presidente venezuelano contou que falava de um encontro em Cuba, do qual participava também o chanceler venezuelano, Nicolas Maduro.

Antes de ir para Cuba, Chávez delegou parte de suas funções como chefe de Estado ao ministro do Planejamento, Jorge Giordani, e ao vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua, como transferências orçamentárias dos ministérios, nomeação de funcionários de menor categoria, assim como a responsabilidade de aprovar ou negar recursos.

*Com AP e EFE

    Leia tudo sobre: chávezcubavenezuelacâncer

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG