decepcionante - Mundo - iG" /

Chávez diz que reunião do G20 foi decepcionante

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, qualificou de decepcionantes os resultados da reunião do G20 realizada neste final de semana em Washington e que tinha como missão encontrar uma saída comum para enfrentar a crise financeira internacional. Acredito que a reunião foi decepcionante (.

BBC Brasil |

..) Nós não tínhamos nenhuma esperança que dessa reunião saísse algo positivo para o mundo", afirmou Chávez na tarde da última segunda-feira durante um ato político.

Chávez voltou a acusar os Estados Unidos pela crise e ressaltou que todos os países poderiam ser afetados pela recessão.

"Temos que ir nos preparando porque isso (a crise) é como um terremoto mundial. O preço do petróleo continua caindo (...) e por essa via nos afetará a crise mundial", afirmou o presidente venezuelano.

No início da turbulência econômica, porém, o governo argumentava que a economia venezuelana estava "blindada" frente aos efeitos da queda do combustível.

Quase a metade do orçamento do governo venezuelano depende das exportações petrolíferas, assim como 92% das divisas que ingressam na Venezuela, quinto maior exportador mundial de petróleo.

Encontro antiimperialista
Às vésperas da reunião em Washington, Chávez chegou a reclamar que os demais países da América Latina haviam sido "excluídos" do encontro e reivindicou "o direito (desses países) de serem escutados" pelo G20.

Como resposta, o venezuelano convocou um encontro dos países "antiimperialistas" que será realizado no final do mês, em Caracas, para analisar o impacto da crise financeira e estudar ações conjuntas para enfrentar a recessão econômica que já atingiu a Europa e Japão.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG