mais 10 anos no poder para consolidar socialismo - Mundo - iG" /

Chávez diz que precisa de mais 10 anos no poder para consolidar socialismo

CARACAS - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou hoje que precisa permanecer pelo menos outros 10 anos à frente do poder na Venezuela para, assim, consolidar seu projeto socialista e revolucionário no país.

EFE |


Em um ato com membros do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Chávez voltou a exigir que seus partidários trabalhem para conseguir a aprovação, nas urnas, da emenda constitucional sobre a reeleição ilimitada para poder concorrer, pela terceira vez seguida, à Presidência, em 2012.

"Acho que devo ficar pelo menos 10 anos mais à frente do Governo venezuelano", para, com isso, completar "30 anos de revolução, para estabelecer as bases sólidas de nossa revolução bolivariana, da transformação do capitalismo ao socialismo", afirmou o presidente.

Em seu longo discurso, Chávez voltou a destacar que a "revolução bolivariana" nasceu em fevereiro de 1989, com a revolta social conhecida como "Caracazo", que, reiterou, foi o germe do fracassado golpe militar que liderou em fevereiro de 1992.

O chefe de Estado falou dos benefícios sociais da "revolução" que lidera há dez anos, e sustentou que "tudo" seria perdido se a oposição conseguisse evitar a instauração da reeleição ilimitada e impedisse, com isso, que possa ser ratificado no poder em 2012.

"Eu sinto que não devo sair na metade do caminho (...) não pretendo ficar para sempre (...) em (as eleições presidenciais) 2019 já veremos (se concorrerá novamente à reeleição), a dinâmica dirá", disse o presidente.

    Leia tudo sobre: hugo chávezvenezuela

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG