Chávez diz que novos exames confirmam que ele está livre do câncer

Presidente venezuelano voltou nesta quinta de Cuba e anunciou que os médicos concluíram uma 'etapa vital' no tratamento da doença

iG São Paulo |

AFP
Presidente venezuelano Hugo Chávez faz discurso no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas (1/10)
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, voltou de Cuba nesta quinta-feira, onde realizou exames médicos, e declarou que os resultados mostram que o tratamento contra o câncer diagnosticado há quatro meses foi bem sucedido e que ele agora está "livre da doença".

"Nesses quatro meses transcorridos, podemos dizer que concluímos uma etapa vital no tratamento da doença que me surpreendeu. Foi uma estratégia combinada entre cirurgia e quimioterapia concluída de maneira bem sucedida", anunciou o presidente ao desembarcar.

Ele acrescentou que é necessário continuar monitorando seu estado de saúde a partir de agora, "apesar dos exames afirmarem que estou livre da doença". "Nós vamos viver e continuar vivendo", comemorou.

A última versão extraoficial sobre a saúde de Chávez, desmentida pelos aliados do presidente venezuelano, foi atribuída ao cirurgião Salvador Navarrete, que disse ter integrado um grupo de médicos que tratou do líder venezuelano em 2002.

Em entrevista publicada no domingo passado pela revista mexicana Milenio, Navarrete afirmou que Chávez tem um "tumor na pélvis muito agressivo" e que "a expectativa de vida pode ser de até dois anos."

O governante foi no domingo passado para Cuba para se submeter a exames médicos após os ciclos de quimioterapia que recebeu depois de passar por uma cirurgia em Havana para a retirada de um tumor maligno no dia 20 de junho.

Chávez chegou a afirmar nessas ocasiões que seus exames tinham resultados positivos e não voltaram a detectar células malignas, mas nunca revelou detalhes da doença, que, segundo ele, não é assunto público.

Com AFP e Reuters

    Leia tudo sobre: chávezvenezuelacâncercuba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG