Chávez diz que Holanda prepara agressão contra Venezuela

Caracas, 17 dez (EFE).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse hoje em Copenhague, onde está para a Cúpula da ONU sobre Mudança Climática, que a Holanda está colaborando com os Estados Unidos em um plano para agredir a Venezuela.

EFE |

"Estou acusando o Reino dos Países Baixos de estar preparando, junto com o império ianque, uma agressão contra a Venezuela", assinalou Chávez, como mostra uma nota emitida pelo departamento de imprensa da Presidência em Caracas, em referência às declarações feitas na capital dinamarquesa.

O presidente, segundo a nota, explicou que "as ilhas de Aruba e Curazao, ambas pertencentes ao Reino dos Países Baixos, permitiram a instalação de equipes militares americanas em seu solo, pondo a Venezuela na mira dos americanos".

"Se vocês olharem o mapa se darão conta de que a Venezuela está sendo rodeada por bases militares ianques", assinalou o presidente, após se referir à presença de tropas dos EUA em sete bases militares na Colômbia.

Chávez indicou que o objetivo dos EUA é "bloquear" a Venezuela instalando bases em sua volta.

Por outro lado, segundo a nota do escritório presidencial, Chávez lamentou que "o Governo do Panamá tenha anunciado que permitirá novamente a instalação de bases militares americanas em seu território".

No entanto, o presidente venezuelano assegurou que esse cerco não impedirá que a Venezuela "siga adiante porque não haverá força capaz de frear o povo de Bolívar". EFE rr/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG