forte após visita a Cuba - Mundo - iG" /

Chávez diz que Fidel está forte após visita a Cuba

PEQUIM (Reuters) - O ex-líder cubano Fidel Castro está forte, disse o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, nesta terça-feira, acrescentando que caminhou e conversou sobre a crise financeira mundial com o revolucionário de 82 anos. Nós paramos em Havana primeiro e eu conversei com Fidel por um tempo, um longo tempo. Fidel está forte, disse Chávez a jornalistas na China, sua segunda parada em uma turnê mundial que começou por Cuba.

Reuters |

"Nós caminhamos... analisamos a situação no mundo, na América Latina. E a situação nos Estados Unidos, que é terrível não somente para seu povo mas para o mundo todo -- o colapso do sistema financeiro mundial".

Depois de quase dois anos fora de cena devido a problemas de saúde, Fidel se encontrou com vários líderes mundiais recentemente e escreve colunas para o jornal do governo com bastante frequência.

Apesar de não mais comandar a ilha, como fez por quase 50 anos, Fidel tem os ouvidos do novo presidente -- seu irmão mais novo, Raúl -- e está usando a nova carreira de colunista para fazer com que as pessoas saibam quais são suas opiniões.

Chávez é um aliado bastante forte de Fidel e de Cuba. Fidel e Chávez partilham a oposição ao "império" norte-americano e gostam da retórica combativa. Chávez chama Fidel de "pai" e o visita com frequência.

Ele ofereceu ajuda a Cuba para lidar com o impacto devastador de dois enormes furacões que causaram 5 bilhões de dólares em prejuízos; 200 mil pessoas foram impedidas de voltar para suas casas e 30 por cento da agricultura cubana foi destruída.

(Por Emma Graham-Harrison)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG