Israel da A.Latina - Mundo - iG" /

Chávez diz que EUA querem Colômbia como Israel da A.Latina

Caracas, 28 jul (EFE).- Os Estados Unidos querem que a Colômbia seja o Israel da América Latina e, da mesma forma que o Estado judeu impede a unidade árabe, os colombianos bloqueiam a união do mundo latino-americano, disse hoje o presidente venezuelano, Hugo Chávez.

EFE |

Para Chávez, "os EUA estão desesperados" e por isso, "com apoio americano, aconteceu no mês passado o golpe de Estado contra Manuel Zelaya em Honduras, "e por isso ataca" agora a Venezuela e o Equador através da Colômbia.

"A Colômbia é um braço do império", afirmou o presidente venezuelano.

Chávez, que nas duas últimas semanas acusou do mesmo modo a Colômbia, rompeu no ano passado relações diplomáticas com Israel, após ataques aos palestinos.

Hoje anunciou que possivelmente fará o mesmo com a Colômbia, após ordenar a retirada de seus funcionários em Bogotá - com exceção do diplomata de menor categoria - devido a acusações sobre um desvio de armas venezuelanas à guerrilha colombiana.

O papel que "o império" atribuiu a Israel e à Colômbia explica "tanta afinidade" entre esses países e "devemos estar a cada dia mais cientes", afirmou Chávez. EFE ar/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG