Chávez diz que Cuba será tema central da Cúpula das Américas

Caracas, 13 abr (EFE).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse hoje que um dos temas centrais que serão debatidos na 5ª Cúpula das Américas será a ausência de Cuba nesse fórum regional.

EFE |

"Esse vai ser um tema que vamos discutir, por que Cuba não está na Cúpula das Américas, essa será uma das primeiras perguntas que, a partir de agora, soarão em Trinidad e Tobago", afirmou Chávez em um ato público em Caracas.

A 5ª Cúpula das Américas, que será realizada entre 17 e 19 de abril, "está cercada de grandes expectativas", e "vai ser muito interessante", acrescentou o governante esquerdista e principal aliado de Havana.

Além da questão cubana, o governante venezuelano expressou que observará a atitude do líder americano, Barack Obama, em relação à região latino-americana e caribenha.

"Por outra parte, vamos esperar para ver o que nos traz o presidente dos Estados Unidos, vamos ver se é verdade que vem com uma nova visão sobre a América Latina e o Caribe e o respeito a nossos povos", afirmou Chávez.

O presidente venezuelano e Obama se encontrarão pela primeira vez nessa cúpula, mas não foi informada da possibilidade de um encontro direto entre ambos.

"Nós não pedimos nada, só exigimos respeito para a Venezuela, mais nada, respeito à liberdade, soberania da Venezuela", sustentou Chávez. EFE gf/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG