o mundo unipolar acabou - Mundo - iG" /

Chávez diz no Irã que o mundo unipolar acabou

O mundo unipolar acabou, disse nesta quinta-feira o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em Teerã, onde se reuniu com o presidente Mahmud Ahmadinejad, que celebrou uma frente revolucionária comum entre os dois países - prestes a inaugurar um banco comum.

AFP |

"Somos dois grandes atores do cenário mundial. Ninguém pode negar", sentenciou Chávez.

"As relações entre Irã e Venezuela desembocaram numa frente revolucionária comum", afirmou por sua vez Ahmadinejad, citado pela agência Irna.

Chávez estimou que os dois países devem "reforçar a cooperação para não depender do comercio mundial", segundo a agência iraniana.

Venezuela e Irã desenvolvem uma empresa mista de mineração, a que Chávez fez alusão.

"Se vocês souberem a quantidade de recursos que descobrimos nos últimos anos cairiam para trás: ouro, diamantes, pedras preciosas. Estamos falando de uma empresa mista", destacou.

Ahmadinejad espera que a visita do dirigente latino-americano permita elaborar "um plano de dez anos" bilateral e outro "projeto para combater a crise mundial".

A agenda do presidente venezuelano no país inclui a inauguração do Banco Venezuelano-Iraniano, que conta com capital de 1,2 bilhão de dólares.

Trata-se da sexta visita ao Irã do líder da esquerda radical da América Latina.

Apesar de suas diferenças culturais, Irã e Venezuela se aproximaram durante os últimos anos, devido à oposição a Estados Unidos e Israel.

Depois da visita ao Irã, que prosseguirá nesta sexta, Chávez viajará ao Japão e à China.

hif-bur/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG