Chávez dispara contra Obama após críticas sobre narcotráfico

Caracas, 28 fev (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje para seu colega dos Estados Unidos, Barack Obama, não se meter com ele, ao comentar os relatórios de Washington sobre a situação dos direitos humanos e do narcotráfico no país sul-americano.

EFE |

"Não se meta comigo, senhor Obama. Não se meta com a Venezuela.

Não se equivoque, não siga o mesmo trôpego e estúpido caminho de seu antecessor, George W. Bush", afirmou o chefe de Estado da Venezuela em discurso transmitido em cadeia nacional obrigatória de rádio e televisão.

Além desses relatórios, Chávez disse que Obama o citou, "com nome e sobrenome", como um dos presidentes que não colabora na luta contra o narcotráfico e como o responsável por transformar a Venezuela "em um dos países que mais apoia o narcotráfico".

"O país onde mais se apoia o narcotráfico em todo o mundo se chama Estados Unidos, país que Obama governa, embora eu tenha dúvidas de que Obama realmente governe", acrescentou.

Chávez disse ainda que, mesmo sendo democrata, o novo presidente dos Estados Unidos é um seguidor do republicano Bush.

"É o 'bushismo'. Será que há um novo Governo nos EUA ou Bush é quem continua mandando? Obama parece querer dar continuidade ao 'bushismo', mas independentemente do império, suas mentiras e agressões, a revolução seguirá seu rumo e a Venezuela continuará sendo a cada dia mais independente e soberana", prosseguiu.

Chávez insistiu em que os Estados Unidos "são o maior consumidor de drogas do mundo" e questionou a eficácia dos programas americanos no combate ao narcotráfico.

"O que acontece para (os EUA) não conseguirem deter o tráfico de drogas em seu próprio território? Isto é muito cinismo", disse.

"Obama, trabalhe para resolver seus problemas que eu trabalho para cuidar dos meus. Nós não vamos nos apequenar nem nos intimidar com nada que venha dos EUA", afirmou Chávez. EFE ar/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG