Chávez destaca vitória de Morales no referendo boliviano

O governo da Venezuela e seu líder, Hugo Chávez, celebraram na noite deste domingo a vitória do presidente boliviano, Evo Morales, no referendo revogatório de mandatos, informou a chancelaria em Caracas.

AFP |

Chávez telefonou a Morales para "transmitir seu contentamento e manifestar a firme intenção do governo venezuelano de seguir apoiando a revolução democrática e cultural promovida pelo povo irmão boliviano", segundo nota firmada pelo ministro das Relações Exteriores, Nicolas Maduro.

"A Bolívia chegou ao justo momento de sua refundação, construindo uma nova ordem, baseada na inclusão, no reconhecimento de sua diversidade e na busca de seu novo modelo econômico, político e social".

Morales conduz "um extraordinário processo de libertação nacional" e o resultado deste referendo "impôs a verdade" e mostrou "a vontade histórica do povo boliviano de seguir fazendo a própria sorte" diante das "campanhas do Império".

Segundo a TV boliviana, Morales foi confirmado no cargo por entre 62% e 63% dos votos.

Apesar de confirmar Morales, o referendo manteve no cargo os governadores opositores dos departamentos de Beni, Pando e Tarija, que defendem a autonomia das províncias.

Morales já afirmou que sua vitória no referendo consolida seu programa de governo, baseado na nacionalização de empresas, e anunciou que aprofundará esta política.

bl/jb/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG