Chávez destaca importância do Conselho de Defesa proposto pelo Brasil

Caracas, 19 abr (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, destacou hoje a importância da proposta do Brasil de criar em breve o Conselho de Defesa sul-americano, para fazer frente ao que será um aumento das ameaças contra a região.

EFE |

Chávez disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quis conversar com o Governo venezuelano "antes de levar a proposta à cúpula de maio da União Sul-Americana (Unasul)", e para isso enviou a Caracas na segunda-feira passada o ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim, e vários chefes militares do país.

O presidente venezuelano disse em um ato de sua legenda, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), que advertiu a essas autoridades brasileiras que, à medida que o tempo passe, as ameaças contra os sul-americanos "vão aumentar", e que "há gente jogando nisso nos Estados Unidos".

"Ninguém acredita que não (há ameaças)", acrescentou, em referência a Governos críticos a Washington, com os quais, "a esta altura, o que reina é a coesão, e a cada dia haverá mais unidade e confiança", disse.

Na segunda-feira passada, Jobim disse em Caracas que o Conselho de Defesa sul-americano poderia ser uma realidade antes do fim do ano, e que no último trimestre de 2008 haverá uma reunião de chefes militares sul-americanos para definir esse órgão. EFE ar/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG