Chávez denuncia agressão holandesa

CARACAS (Reuters) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acusou na quinta-feira a Holanda de planejar uma agressão contra seu país ao permitir que tropas norte-americanas tenham acesso a possessões holandesas no Caribe. Estou acusando o Reino dos Países Baixos (Holanda), junto com o império ianque, de preparar uma agressão contra a Venezuela, disse Chávez em reunião com grupos esquerdistas em Copenhague, transmitida pela TV estatal venezuelana.

Reuters |

Chávez, que está na Dinamarca para participar da conferência climática da ONU, trava uma disputa diplomática com a Colômbia por causa de um acordo pelo qual Bogotá autoriza tropas dos EUA a usarem sete bases em seu território.

O governante de esquerda diz que Washington está cercando a Venezuela e preparando uma invasão para controlar seus recursos petrolíferos. Tanto a Colômbia quanto os EUA negam tal intenção.

Chávez disse que as ilhas autônomas holandesas do Caribe ficam dentro das águas territoriais venezuelanas. Nenhum funcionário da embaixada holandesa em Caracas não foi imediatamente localizado para comentar as declarações.

Os EUA há muito tempo têm presença militar nas ilhas de Curaçao e Aruba, com cerca de 250 funcionários da Força Aérea envolvidos em operações de vigilância e combate ao narcotráfico no Caribe.

A empresa petrolífera anglo-holandesa Royal Dutch Shell opera uma fábrica de lubrificantes e uma "joint venture" com a estatal venezuelana de petróleo PDVSA nos campos petrolíferos do lago Maracaibo (oeste venezuelano), segundo o site da Shell.

Chávez não disse por que estava acusando a Holanda agora. Ele também citou a reativação, no ano passado, da Quarta Frota Naval dos EUA, que havia sido dissolvida em 1950. A Quarta Frota patrulha as costas da América Latina.

A Colômbia exigiu na quinta-feira que a Venezuela capture e extradite 15 chefes guerrilheiros colombianos que estariam refugiados no território venezuelano.

(Reportagem de Frank Jack Daniel)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG