Chávez defende plataforma de aliança entre A.Latina e China

PEQUIM - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, considerou nesta quinta-feira imprescindível a construção de uma plataforma de alianças entre a China e a América Latina e Caribe.

EFE |

"Acho que a ideia de um 'fórum América Latina-China' é boa e positiva, mas não a conheço em detalhes", disse Chávez, ao se referir à importância que os presidentes da Costa Rica, Oscar Arias, e do Uruguai, Tabaré Vázquez, dão à criação de um marco de diálogo com a China, como Pequim tem com EUA e União Europeia.

"Além do fórum, que poderia ser um bom instrumento, é preciso ir adiante. Acho imprescindível construir uma plataforma de alianças entre China e América Latina e Caribe como as que estão sendo construídas com os países árabes e da África", disse à imprensa.

Chávez destacou que, "nisso, a Venezuela veio dando passos muito importantes".

Segundo o presidente venezuelano "vamos nessa direção", e prova disso é a visita em maio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a realizada pela presidente do Chile, Michelle Bachelet.

"A América Latina está destinada a se formar como um dos centros de poder mundial e está nascendo a Unisul, a União do Caribe com a América do Sul, a que o presidente do Equador, Rafael Correa, chama Organização de Estados Latino-americanos e Caribenhos", acrescentou.

Cooperação comercial

Além disso, em seu último dia de visita à China, Chávez disse que estipulou com o presidente chinês, Hu Jintao, o aumento da cooperação para conseguir que a China receba, em 2010, 1 milhão de barris diários de petróleo.

"Propus que, diante da situação mundial (de crise), analisamos a possibilidade e decidimos antecipar a meta fixada no convênio estratégico para 2013", disse Chávez a dirigentes nacionais, provinciais e locais da Escola do Partido Comunista da China (PCCh), que o aplaudiram.

Alcançar esse abastecimento, a construção de uma refinaria venezuelana em território chinês e a criação de uma barqueira binacional para o transporte de petróleo foram os objetivos prioritários da visita de Chávez à China.

Leia mais sobre Hugo Chávez

    Leia tudo sobre: hugo chávez

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG