Chávez cumprimenta Uribe por resgate de reféns, diz TV

CARACAS (Reuters) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pareceu deixar de lado na quarta-feira os permanentes altos e baixos diplomáticos com a Colômbia e felicitou seu colega Alvaro Uribe pelo resgate de 15 sequestrados pela guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Segundo informações da televisão estatal, Chávez teria telefonado para Uribe após a operação que deu fim ao cativeiro da ex-candidata presidencial franco-colombiana Ingrid Betancourt, três norte-americanos e 11 oficiais do Exército e da polícia da Colômbia.

Reuters |

'Houve uma conversa telefônica entre o presidente da República Bolivariana da Venezuela Hugo Chávez e o presidente colombiano Alvaro Uribe, na qual...Chávez felicitou Uribe por ter conseguido a libertação dessas pessoas', disse uma locutora do canal Venezolana de Televisión (VTV).

AFP
Betancourt reencontra filhos na Colômbia após seis anos de separação
Em liberdade, Ingrid reencontra filhos na Colômbia após seis anos de separação

Após meses de tensões diplomáticas entre ambos países, que chegaram até a movimentar tropas para a fronteira por parte da Venezuela, os presidentes já disseram que se reunião nos próximos dias.

Chávez foi mediador no ano passado entre as Farc e o governo para buscar uma troca humanitária que permitisse a libertação de dezenas de sequestrados, mas Bogotá rechaçou sua ajuda após acusá-lo de condutas indevidas.

O enfrentamento alcançou seu ponto máximo quando a Colômbia atacou em março um acampamento guerrilheiro no Equador, o que Caracas considerou uma invasão territorial inaceitável apesar de não estar envolvida no conflito.

Com o passar dos dias, as tensões diminuíram.

(Por Patricia Rondón Espín)

Entenda

Saiba mais sobre Ingrid

O Resgate

Imagens

Repercussão

Opinião

Leia também:

    Leia tudo sobre: chávezfarc

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG