Chávez critica Cúpula das Américas sem a presença de Cuba

Presidente venezuelano reclamou de "exclusão anacrônica" em fórum que será realizado em Cartagena, na Colômbia

EFE |

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta segunda-feira que existe uma posição de "quase" consenso entre os países da região para assistir à Cúpula das Américas, e afirmou que é preciso denunciar a "exclusão anacrônica" de Cuba nesse fórum e fazer dessa reunião a última sem a participação da ilha. "Nós, após termos nos reunido em diversas ocasiões, opinamos que é preciso ir à cúpula", disse o líder em um contato telefônico com a televisão estatal, ao referir-se à reunião que acontecerá nos dias 14 e 15 de abril em Cartagena das Índias (Colômbia).

Saiba mais: Colômbia não convidará Cuba para Cúpula das Américas

Chávez comentou que falou com os presidentes da Aliança Bolivariana para os povos das Américas (Alba) e com outros Governos da região, como os de Brasil e Argentina, para tratar da participação na cúpula. A pedido do presidente do Equador, Rafael Correa, no encontro da Alba realizado em Caracas no início de fevereiro, os países desse mecanismo anunciaram que estudariam a hipótese de não participar da reunião se fosse mantida a exclusão de Cuba e, até agora, a decisão está "em consulta".

"Eu acho que um bom número de nós irá manifestar que esta será a última Cúpula das Américas sem Cuba", avaliou Chávez. O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, viajou no último dia 7 a Cuba para conversar com seu colega Raúl Castro e informá-lo que não havia o consenso necessário para convidar a ilha. No último dia 15, Correa anunciou que não iria à Cúpula das Américas, à qual qualificou como um "encontro de frases clichê e lugares comuns", em protesto pelo boicote dos Estados Unidos à participação de Cuba.

Leia também: Após cirurgia, Chávez retorna à Venezuela em ritmo de campanha

Os EUA manifestaram abertamente sua rejeição à convocação de Cuba ao considerar que o país caribenho não cumpre com o requisito democrático dos participantes das Cúpulas das Américas.

    Leia tudo sobre: cúpula das américaschávezvenezuelacubacartagena

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG