Chávez conversa com Putin para preparar visita de Medvedev

Caracas, 3 nov (EFE) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, revelou que falou hoje por telefone com o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, para preparar a visita que, no final deste mês, o presidente russo, Dmitri Medvedev, fará ao país sul-americano.

EFE |

"Esta manhã Vladimir confirmou: teremos o presidente russo aqui no final de novembro, poucos dias depois das eleições e do triunfo de 23 de novembro", disse o governante em discurso de promoção de seus candidatos no pleito regional e municipal desse dia.

Chávez acrescentou que também conversou com Putin sobre a criação de um consórcio petroleiro entre as empresas petrolíferas de ambos os países: a russa Gazprom e a Petróleos de Venezuela S/A (PDVSA), assim como a criação de um banco binacional de desenvolvimento.

As duas empresas iniciarão na próxima sexta-feira a exploração conjunta de reservas de gás na zona noroeste da Venezuela.

Chávez ainda confirmou que "por aí vêm os navios russos para fazer manobras em águas venezuelanas", em alusão a uma frota russa que realizará, também no final de novembro, manobras militares com navios venezuelanos no Mar do Caribe.

A frota russa é composta por quatro navios de guerra. EFE ar/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG