Chávez confirma presença de dois bombardeiros russos na Venezuela

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, confirmou nesta quarta-feira que dois bombardeiros estratégicos russos Tu-160 estão no país para fazer vôos de treinamento e disse que pretende, inclusive, pilotar um deles.

AFP |

"São bombardeiros Tu-160 supersônicos que estavam há um certo tempo sem voar por essas bandas, e a Rússia, há uns dois anos, decidiu relançar seu programa de aviação estratégica", declarou o presidente na inauguração de um centro médico.

Segundo informações fornecidas à AFP por autoridades do Ministério da Defesa, os aviões se encontram na base aérea El Libertador, na localidade de Palo Negro, no estado de Aragua (norte).

Pouco antes, o Ministério russo da Defesa havia informado que "dois bombardeiros estratégicos Tu-160 da Força Aérea russa vão efetuar durante alguns dias vôos de treinamento na região, sobre águas neutras".

Depois disso, retornarão para sua base, na Rússia.

"Yes! (...) vou pilotar um desses bichos", declarou Chávez.

O presidente venezuelano explicou que também se planeja realizar manobras conjuntas com a Marinha russa, previstas para acontecer normalmente em novembro, e garantiu que se trata de uma "cooperação em função do fortalecimento do país".

bl/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG