Chávez confirma eleições legislativas para 2010

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou nesta sexta-feira que em 2010 haverá eleições legislativas e pediu a seus partidários que se preparem desde já para vencê-las.

EFE |

    A oposição diz que Chávez havia ordenado a suspensão das eleições legislativas por algumas pesquisas terem apontado uma queda na popularidade chavista, que poderia gerar uma minoria governista na Assembleia Nacional (Legislativo).

    "É um objetivo vital que a revolução obtenha outro ressonante triunfo nas eleições legislativas de 2010, para manter a maioria dos deputados", disse Chávez em um ato com estudantes da Universidade de Carabobo.

    O presidente argumentou que se a oposição conquistar a maioria das cadeiras, se dedicaria a derrubar as leis revolucionárias aprovadas nos últimos anos e isso provocaria uma reação do povo.

    "O país irá pelos caminhos da violência se a oposição obtiver a maioria", advertiu o presidente venezuelano.

    A Assembleia Nacional é composta atualmente por 167 cadeiras que, após as eleições de 2005, foram ocupadas totalmente por deputados governistas.

    Depois, cerca de dez deles abandonaram o apoio ao governo e passaram a ser uma voz dissidente dentro do Parlamento.

    O resto da oposição política não está representada no Parlamento, já que às vésperas do pleito decidiu boicotá-lo.

    Dois anos depois, líderes opositores reconheceram publicamente que a decisão de não participar das eleições legislativas de 2005 foi um "erro político".

    Leia mais sobre Venezuela

      Leia tudo sobre: venezuela

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG