Chávez confia em vitória no referendo que pode permitir novo mandato

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se mostrou confiante na noite de segunda-feira em uma vitória no referendo sobre uma emenda constitucional que acontecerá em 15 de fevereiro, o que permitiria sua candidatura para um terceiro mandato nas eleições de 2012.

AFP |

"Meu coração e meu olfato político me dizem que vamos ganhar este referendo, quase todas as pesquisa o dizem", afirmou Chávez em uma entrevista ao canal CNN exibida pelo canal oficial VTV.

Chávez, que completou na segunda-feira 10 anos no poder, apoia a campanha eleitoral nos programas sociais, que segundo o governo reduziram a pobreza e a desigualdade, com avanços em alfabetização, saúde e educação.

"Bolívar, não acredito que me reprovaria. De 100 pontos acredito que me daria 55, e eu estaria de acordo", afirmou Chávez em referência a Simón Bolívar, o herói da independência da Venezuela e suporte fundamental de sua "revolução socialista".

Caso a emenda constitucional seja aprovada, serão eliminados os limites à reeleição para todos os cargos de votação popular, incluindo o de presidente, o que permitiria Chávez uma nova candidatura em 2012, quando termina seu segundo e, até agora, último mandato.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de derrota na consulta, Chávez afirmou que está "subordinado à decisão popular" e que respeiterá o resultado.

"Se nós perdermos, simplesmente perdemos. (...) Me restam quatro anos a mais de governo e me prepararia para entregar o governo em 2 de fevereiro dentro de quatro anos", disse.

Também citou a possibilidade de convocação, por iniciativa popular, de uma Assembléia Nacional Constituinte que "pode mudar toda a Constituição" ou tentar outra emenda ao texto "se o povo insistir e recolher assinaturas".

No entanto, ele não acredita que isto será necessário e nem pensa em eventuais sucessores.

"Neste momento não tenho herdeiro. Acredito que vamos ganhar o referendo e creio que vou ser candidato em 2012", concluiu.

rsr/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG