Chávez completa 11 anos na Presidência e prevê outros 11

CARACAS - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, lembrou que tem 55 anos de idade ao comemorar hoje os 11 anos como governante, previu que aos 66 estará a 22 no poder, mas que seria demais chegar aos 77 anos na Presidência, totalizando 33 de Governo.

EFE |

AP
Chávez durante pronunciamento na posse do novo vice Elias Jaua
Chávez durante pronunciamento na posse do novo vice, Elias Jaua


"Completamos hoje 11 anos. É uma criança ainda o nosso Governo, é uma menina ainda nossa revolução!", exclamou.

Em um balanço de seu Governo, Chávez disse que "ressuscitou o socialismo na Venezuela bolivariana" e que também "ressuscitou o projeto de Cristo libertador".

"O verdadeiro e único Cristo é o socialismo ressuscitado aqui", reiterou, ao justificar que ignora os que dizem o contrário e o acusam de ambicioso.

Chávez ressaltou que pode se vangloriar e dizer "sem rubor" que em seus 11 anos como chefe de Estado levou a uma Venezuela "independente", mas que "a independência não é o único bem alcançado".

Neste contexto, atribuiu ao seu Governo conquistas governamentais "na política, economia, social, educação, saúde, emprego, renda, bem-estar, científico e tecnológico", e disse que também em política internacional a "Venezuela foi bem-sucedida".

Em alusão às manifestações ocorridas nas últimas semanas entre entidades estudantis, Chávez pediu aos seus seguidores que enfrentem seus opositores "nas ruas".

"Chamo o povo às ruas, as ruas são do povo e não da oligarquia", manifestou e repetiu o que assinalou ao jurar pela primeira vez o 2 de fevereiro de 1999: "os que queiram pátria, venham conosco".

Desta vez, Chávez não desafiou os seus opositores como fez nas últimas semanas, para que solicitem um referendo revogatório de seu mandato, após descartar que tenha perdido o favoritismo popular, e também não aludiu à exigência que renuncie ao cargo feita por alguns de seus ex-ministros e aliados.

Leia mais sobre Venezuela

    Leia tudo sobre: chávezvenezuela

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG