Chávez chega a Portugal para assinar acordos bilaterais

Lisboa, 23 jul (EFE) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, chegou hoje à capital portuguesa, dentro de uma viagem pela Europa, para assinar vários acordos de cooperação e estreitar relações com o Governo do primeiro-ministro socialista, José Sócrates.

EFE |

Logo após chegar ao aeroporto próximo a Lisboa, Chávez, que procedia de Belarus e Rússia, se reuniu com Sócrates para conversar sobre assuntos bilaterais e assinar vários acordos, alguns deles para que empresas portuguesas desenvolvam vários projetos na Venezuela.

Esta é a terceira vez em apenas oito meses que Chávez e Sócrates se reúnem, tanto em Lisboa quanto em Caracas, e os dois políticos destacaram o interesse de estimular as relações bilaterais, principalmente econômicas.

Fontes diplomáticas venezuelanas disseram à Agência Efe que na agenda, não confirmada, do chefe de Estado venezuelano há reuniões bilaterais com autoridades, personalidades e empresários de Portugal.

Chávez deve deixar Portugal na quinta ou sexta-feira para viajar à Espanha, após participar, também, de uma oferenda de honra na capital portuguesa e se reunir com o ex-presidente e líder histórico do socialismo português Mário Soares.

Entre os projetos nos quais as empresas portuguesas desejam investir na Venezuela está a ampliação do porto de La Guaira, próximo a Caracas, com um orçamento de 415 milhões de euros, que seria realizado por um consórcio liderado pela construtora Teixeira Duarte, também candidata nas construções de uma represa. EFE ecs/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG