Chávez chega à África do Sul para primeira visita oficial ao país

Johanesburgo - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou hoje à África do Sul em sua primeira visita oficial ao país, na qual assinará com seu colega, Thabo Mbeki, um acordo de cooperação destinado a reforçar a colaboração bilateral, especialmente em matéria de energia.

EFE |

A visita de Chávez, cujos atos oficiais estão anunciados para hoje, se iniciará com uma cerimônia em Pretória, que será seguida por um encontro com Mbeki.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores sul-africano, os dois líderes tratarão de questões políticas, econômicas e comerciais e revisarão as oportunidades de ampliar a relação nas áreas de energia, mineração, comércio, indústria de armamento, agricultura e obras públicas.

As autoridades sul-africanas lembraram que a Venezuela tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo e que poderia ser um fornecedor alternativo de energia para a África do Sul.

Chávez, que chegou à África do Sul pouco antes das 9h local (4h de Brasília) assistirá também a um fórum de empresários de África do Sul e Venezuela e se reunirá com o vice-presidente sul-africano, Phumzile Mlambo-Ngcuka.

A visita será encerrada com um jantar oficial oferecido por Mbeki, disse uma fonte da comitiva venezuelana.

Leia mais sobre: África do Sul

    Leia tudo sobre: áfrica do sul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG