Chávez cancela presença na Cúpula das Américas por motivos de saúde

Presidente venezuelano viaja neste sábado a Cuba para se submeter aos últimos ciclos de radioterapia

iG São Paulo |

O chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, informou neste sábado que o presidente Hugo Chávez não participará na Cúpula das Américas por motivos de saúde. "O presidente (Chávez) decidiu não participar deste evento por recomendação de seus médicos", declarou a meios de comunicação venezuelanos o funcionário, em um contato de Cartagena transmitido pela televisão estatal VTV.

"Já informamos ao governo da Colômbia e a vários governos amigos que o presidente Chávez não vai participar desta vez desta cúpula, mas estará partícipe do debate", acrescentou Maduro. O chanceler disse que o presidente viajará hoje a Havana para continuar o tratamento de radioterapia contra o câncer que sofre, o que, segundo ele, "avança de maneira excelente".

O presidente venezuelano planeja permanecer vários dias em Cuba para se submeter aos últimos ciclos de radioterapia contra uma recorrência do câncer diagnosticado no ano passado.

O presidente encerrou na quarta-feira passada seu terceiro ciclo de radioterapia contra a recorrência de um câncer diagnosticado em 2011. O tratamento, que até agora foi realizado exclusivamente na ilha cubana, onde o presidente foi operado três vezes em menos de um ano, ainda deve se prolongar por mais duas semanas.

Chávez, de 57 anos, no poder desde 1999, tem previsto disputar um terceiro mandato nas eleições presidenciais de 7 e outubro.

Outras ausências

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, também não participará da Cúpula das Américas, de acordo com o comunicado anunciado neste sábado por um porta-voz do governo nicaraguense. O motivo da ausência não foi justificado.

Sem Ortega, a Aliança Bolivariana (Alba) só estará representada na cúpula pelo presidente da Bolívia, Evo Morales, e pelos três pequenos países caribenhos que integram o grupo.

O presidente do Equador, Rafael Correa, que havia pedido aos seus colegas da Alba para boicotar a reunião caso Cuba não fosse convidada, também não estará presente na Cúpula. Devido ao embarco político e econômico imposto pelos Estados Unidos, as autoridades cubanas não foram convidadas.

* Com informações da AFP e da EFE

    Leia tudo sobre: cúpula das américasHugo ChávezChávezcâncerCuba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG