Chávez aparece careca após quimioterapia contra câncer

Imagem de mandatário em cerimônia de juramento dos novos ministros de seu gabinete foi transmitida pela TV

iG São Paulo |

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, apareceu careca nesta segunda-feira, na cerimônia de juramento dos novos ministros de seu gabinete, transmitida pela televisão venezuelana.

AFP
Hugo Chávez aparece careca na cerimônia de posse de novos ministros em Caracas
O mandatário fez a aparição pública com cabelos raspados depois de passar por sessões de quimioterapia, como parte do tratamento que realizada contra o câncer .

Ao mostrar uma foto de quando ele tinha pouco mais de um ano de idade, Chávez brincou e disse estar "rejuvenescendo". "Agora estamos vendo os efeitos do tratamento... a quimioterapia é um tratamento que ataca de forma genérica todo o corpo e o fato da queda de cabelo é normal", explicou Chávez. "É o meu new look. How are you?", brincou o presidente.

Mais cedo nesta segunda, em uma entrevista por telefone com o canal estatal VTV, Chávez explicou que decidiu raspar a cabeça porque o cabelo estava caindo.

O presidente se recupera de um tratamento contra o câncer em Cuba, mas afirmou que pretende se candidatar à reeleição em 2012. Chávez afirmou que o tratamento para a retirada de um tumor na região pélvica o levou a mudar radicalmente sua vida e entrar em um período "mais diverso, mais reflexivo e mais multifacetado".

No sábado, Chávez disse que quer abrir seu projeto socialista para a classe média e para o setor privado da Venezuela. Em uma entrevista por telefone para a televisão estatal, Chávez disse que está entrando em um período reflexivo de sua vida e que seu governo precisa convencer a classe média do país de que ela é necessária.

Oposição

Também nesta segunda-feira, Chávez classificou a unidade anunciada pela oposição para as eleições presidenciais de 2012 é uma "grande farsa", que busca impor um governo indireto dos Estados Unidos e eliminar os benefícios sociais para o povo. "Isso é a grande farsa (...). Que unidade eles têm? Qual chapa única? (...) por trás deles, lembrem-se que está o império", disse Chávez por telefone à rede de televisão estatal VTV.

Chávez também lembrou que embora seus opositores se mostrem unidos, protagonizam uma grande luta dentro da Mesa da Unidade Democrática (MUD), porque lutam apenas por seus interesses, e não pelos do povo venezuelano.

A MUD, que realizará eleições primárias em fevereiro de 2012 para eleger um candidato único para as presidenciais do fim do ano que vem, anunciou recentemente que também apresentará uma chapa única no processo eleitoral para se apresentar como uma força e concentrar todos os votos dos opositores de Chávez.

Chávez também insistiu que a oposição não tem chance de vencê-lo nas próximas eleições presidenciais e advertiu que, por isso, seus opositores optarão pela "desestabilização" e "pela desmoralização" do povo venezuelano.

*Com AFP e Ansa

    Leia tudo sobre: chávezvenezuelacubacâncerpoderoposiçãogoverno

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG