Chávez anuncia viagem à Colômbia para se encontrar com Uribe

Machiques (Venezuela), 16 jan (EFE).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou hoje que viajará no dia 24 de janeiro para a Colômbia para se reunir com o líder colombiano, Álvaro Uribe.

EFE |

Em discurso durante um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no estado de Zulia, Chávez afirmou que, na quinta-feira, conversou por telefone com Uribe e que irá "no próximo sábado (...), 24 de janeiro", à cidade de Cartagena, na Colômbia, para a reunião.

O presidente venezuelano destacou que tem "uma reunião pendente" com Uribe para falar de política e de economia, antes de destacar a "troca alta" que existe entre os dois países, que calculou em "US$ 6 ou 7 bilhões", e qualificou de "histórica".

As relações entre Caracas e Bogotá passaram por uma crise no começo do ano passado por causa do conflito com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), e Chávez chegou inclusive a retirar seu embaixador em Bogotá e a ordenar a mobilização de tropas em direção à fronteira comum dos dois países.

Os presidentes empreenderam uma via de aproximação após uma cúpula em março do Grupo do Rio na República Dominicana e, em julho, mantiveram um encontro privado de várias horas na Venezuela, após o qual deram por superada a crise e anunciaram que buscariam vias para restabelecer a confiança mútua.

Desde então, as relações bilaterais foram retomadas com encontros ministeriais, mas o Governo venezuelano ainda não nomeou um novo embaixador na Colômbia. EFE eb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG