Chávez anuncia plano de troca de carros velhos por novos movidos a gás

Caracas- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou neste sábado que prepara um plano de troca de veículos familiares velhos por outros novos, que serão gratuitos e funcionarão com gás, como parte dos esforços oficiais para economizar energia e combater a poluição ambiental.

EFE |

Durante um ato em Sucre, nordeste do país, Chávez disse que espera ativar, em 2009, a primeira fase desse plano, que incluiria também um ano de consumo de gás de graça para os beneficiados. "Quantos litros de gasolina serão economizados", questionou o governante, ao se referir aos veículos fabricados nos anos 1960-1970 que ainda são utilizados por setores pobres da população.

O chefe do Estado ressaltou que "esses carros velhos consomem muita gasolina, que é um recurso não renovável e, além disso, poluente". O presidente venezuelano explicou que o Governo receberá os carros velhos como único pagamento por uma "nova e moderna" unidade, que usará, em vez de gasolina, gás veicular".

A Venezuela é o quinto maior exportador mundial de petróleo e a oitava reserva de gás do planeta, mas o Governo de Caracas desenvolve um processo internacional de certificação que levaria o país a ficar como a primeira e quinta reserva de petróleo e gás, respectivamente, segundo dados oficiais.

Chávez liderou neste sábado uma grande manifestação em Cumaná, 400 quilômetros ao leste de Caracas, onde promoveu os candidatos de seu Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) ao Governo e Prefeituras de Sucre.

Além de voltar a exigir dos correligionários uma vitória total e contundente no pleito regional e municipal de 23 de novembro, ele também pediu que economizem energia elétrica, água e combustíveis para garantir não só a provisão oportuna desses serviços, mas para favorecer o meio ambiente.

Leia mais sobre: Hugo Chávez

    Leia tudo sobre: venezuelavenezuiela

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG