Chávez anuncia novo embaixador venezuelano nos EUA

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou neste sábado que designou o atual representante do país ante a Organização dos Estados Americanos (OEA), Roy Chaderton, como novo embaixador em Washington e assegurou que agora está esperando a autorização dos Estados Unidos.

AFP |

"Já conversei com Roy Chanderton e o designei candidato à embaixada nos Estados Unidos. Agora só esperamos que Washington dê o placet", informou o presidente à imprensa.

O posto estava vago desde setembro, quando Chávez expulsou o embaixador americano de Caracas e Washington fez a mesma coisa com o representante diplomático venezuelano nos Estados Unidos.

AP
Obama e Chávez se cumprimentam pela primeira vez durante a Cúpula


Esta nomeação de Chaderton pode significar um gesto de boa vontade para restabelecer as relações entre ambos países. Washington não divulgou oficialmente no momento se pensa em nomear um novo embaixador em Caracas.

Chávez e o presidente Barack Obama se encontraram pela primeira vez na Cúpula das américas e conversamos amistosamente. Segundo próprio Chávez, Obama está dando sinais de um novo rumo nas relações bilaterais.

Na ocasião, Brasil também se mostrou disposto a intermediar entre Estados Unidos, Venezuela e Bolívia para que restabeleçam suas relações, indicou o chanceler brasileiro Celso Amorim.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recomendou a Obama que prepare uma visita da secretária de Estado americana Hillary a Clinton a Venezuela e Bolívia, onde também não ha embaixador americano desde setembro de 2008, para buscar uma rápida melhora nas deterioradas relações de Washington com esses países.



    Leia tudo sobre: chávezobamaoea

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG