nova etapa nas relações entre Venezuela e Colômbia - Mundo - iG" /

Chávez anuncia nova etapa nas relações entre Venezuela e Colômbia

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira, em entrevista coletiva ao lado do presidente colombiano, Alvaro Uribe, que a partir de agora começa uma nova etapa nas relações de seu país com a Colômbia, e garantiu ter virado a página da tensão entre as duas nações.

AFP |

"O encontro começou e terminou bem, com um grande otimismo de ambas as partes", disse Chávez, que conversou em particular com Uribe por pouco mais de duas horas.

"Agradeço muito a visita do presidente Uribe, sua intenção de uma conversa franca", afirmou o presidente venezuelano.

"A partir de hoje, entramos em uma nova etapa. Decidimos retomar o caminho que vimos construindo desde que chegou à presidência da Colômbia", acrescentou Chávez, ao se dirigir a Uribe.

O líder colombiano qualificou o encontro de "muito construtivo" e disse que tudo foi "planejado com o mais positivo espírito".

Uribe contou ter ouvido uma reclamação de Chávez por "não tê-lo chamado para (comunicar) a suspensão da mediação" sobre os reféns da guerrilha.

Chávez foi mediador da troca humanitária de reféns das Farc por rebeldes presos até Uribe suspender sua participação, em novembro de 2007.

"É bom dizer isso em público, porque a vida nos obriga a fazer o maior de todos os esforços".

O presidente venezuelano destacou que entendeu a explicação de Uribe sobre o caso da mediação e que aceitou os argumentos.

Os dois líderes tiveram nesta sexta-feira, em Punto Fijo, 370 km a noroeste de Caracas, sua primeira reunião desde que Uribe retirou Chávez da mediação.

Eles devem firmar vários acordos durante o encontro, entre eles um que aumentará a cota de veículos colombianos importados, que tinha sido reduzida pela Venezuela no início do ano, gerando desemprego nas montadoras colombianas.

Uribe deve propor a Chávez um acordo de promoção e proteção recíproca de investimentos, outro para evitar a dupla tributação e um convênio para facilitar a circulação de mercadorias.

A Colômbia é o segundo parceiro comercial da Venezuela, depois dos EUA.

bl/LR/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG