trabalho sujo dos ianques - Mundo - iG" /

Chávez afirma que Human Rights Watch faz trabalho sujo dos ianques

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse nesta sexta-feira que ordenou pessoalmente a expulsão do país de dois ativistas da Human Rights Watch (HRW), e acusou a organização de defesa dos direitos humanos de fazer o trabalho sujo dos ianques.

AFP |

A chancelaria venezuelana comunicou na noite de quinta-feira a expulsão do diretor para as Américas da HRW, o chileno José Miguel Vivanco, e de seu assessor, o americano Daniel Wilkinson, que apresentaram em Caracas um relatório criticando a situação dos direitos humanos na Venezuela.

"Ontem chegou à Venezuela um destes personagens que andam fazendo o trabalho sujo dos ianques e começou a dar declarações, então chamei o chanceler e lhe disse: expulse-o daqui", revelou Chávez sobre Vivanco, durante um ato público no estado de Guárico, 80 km a sudoeste de Caracas.

"Não vamos permitir que estrangeiros venham aqui para julgar o povo venezuelano", disse o presidente para milhares de partidários que assistiam a um comício para as eleições regionais e municipais de novembro próximo.

Chávez reafirmou que o governo americano está por trás de um complô para derrubá-lo e assassiná-lo, e que a visita dos representantes da HRW à Venezuela faz parte deste plano.

"O presidente dos Estados Unidos (George W. Bush) está desesperado porque sabe que tem os dias contados e trata de fazer qualquer coisa para incendiar não apenas a Venezuela, mas todo o continente".

O relatório apresentado por Vivanco, chamado de "Uma década do governo Chávez: intolerância política e oportunidades perdidas para o progresso dos direitos humanos", acusa o governo venezuelano de manipular o Poder Judiciário e de enfraquecer o sistema democrático.

    Leia tudo sobre: chávez

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG