tentar frear integração da América do Sul - Mundo - iG" /

Chávez acusa EUA de tentar frear integração da América do Sul

BRASÍLIA - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acusou hoje os Estados Unidos de tentar frear o projeto de integração regional, pouco após sua chegada a Brasília para assinar o Acordo Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

EFE |

Em declarações à imprensa após chegar ao hotel onde está hospedado, Chávez disse que "sempre denunciará a pretensão imperialista do Governo dos EUA, tentando gerar uma guerra na América do Sul; tentando frear os avanços deste projeto".

"Os maiores interessados no fracasso deste projeto (de integração) são os EUA", acrescentou Chávez, que veio de Caracas juntamente com o presidente da Bolívia, Evo Morales.

Antes de viajarem, os dois chefes de Estado afirmaram considerar "histórico" o dia de hoje, quando será assinado o Acordo Constitutivo da Unasul, mecanismo integrado por Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Todos os chefes de Estado do grupo, com exceção do presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, viajaram a Brasília.

A sessão oficial está prevista para começar às 10h, mas antes, Chávez participará de um café da manhã de trabalho com Morales, o presidente equatoriano, Rafael Correa, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia mais sobre: Unasul

    Leia tudo sobre: américa do sulunasul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG