Chanceleres da UE se reúnem terça-feira em Paris para falar do Oriente Médio

Os ministros das Relações Exteriores da União Européia (UE) vão se reunir terça-feira em Paris para conversar sobre o conflito israelense-palestino na Faixa de Gaza, anunciou nesta segunda-feira a chancelaria francesa.

AFP |

"Os ministros vão estudar como a UE pode contribuir para resolver a crise atual em coordenação com os esforços da comunidade internacional, sobretudo os do secretário-geral das Nações Unidas" Ban Ki-moon, frisou o ministério em comunicado.

A reunião acontecerá às 17H30 GMT (15H30 de Brasília) na sede da chancelaria, e também contará com a presença do chefe da diplomacia da UE, Javier Solana.

A França exerce até quinta-feira a presidência rotativa da UE, sendo substituída em seguida pela República Tcheca.

Paris anunciou nesta quinta-feira que a UE está disposta a aumentar sua ajuda humanitária aos moradores de Gaza. "A França e a UE, que já são os principais apoios humanitários e econômicos das populações de Gaza, estão dispostos a aumentar sua ajuda nesta situação de emergência", declarou um porta-voz da chancelaria francesa, Romain Nadal.

A França reafirmou que a prioridade deve ser a volta da trégua entre Israel e o movimento radical islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde junho de 2007.

"Nossa prioridade imediata é o fim da violência e a volta da trégua. É a demanda que foi formulada pela presidência do Conselho da UE já no fim da trégua (em 19 de dezembro), e pelo Conselho de Segurança da ONU na noite de sábado", destacou o porta-voz.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, conversou por telefone com seu colega egípcio, Hosni Mubarak, sobre "os meios para sair da crise" em Gaza, anunciou o Eliseu, sede da presidência francesa.

hr/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG