Chanceleres da UE discutem futuro dos EUA após eleições

Avignon (França), 5 set (EFE).- Os chanceleres dos países-membros União Européia (UE) estudam hoje as relações com os Estados Unidos e os diferentes cenários que podem se formar após as eleições americanas.

EFE |

Inicialmente, o primeiro dia da reunião de ministro de Assuntos Exteriores seria destinado à discussão do conflito da Geórgia e as relações da UE com a Rússia, mas o programa foi modificado.

A Presidência francesa da UE explicou que as discussão sobre os EUA serão centradas em como aumentar a cooperação com o próximo Governo em Washington, tanto sobre os conflitos regionais como a respeito dos desafios mundiais.

A questão da Geórgia será discutida no sábado e girará em torno do envio de uma missão civil do bloco ao país. Será debatida também as relações com a Rússia após o conflito do Cáucaso.

A reunião ministerial dá seguimento à cúpula de líderes da UE de segunda-feira passada, em que foi acordada a presença européia na Geórgia, além do adiamento das reuniões com a Rússia para negociar um amplo acordo de cooperação.

Os chanceleres examinarão em profundidade a implicação da UE nas necessidades humanitárias e de reconstrução da Geórgia, para onde a Comissão Européia enviou uma missão de avaliação.

A reunião de amanhã incluirá também um debate sobre o início de uma estratégia de segurança européia, com um relatório do alto representante da diplomacia da UE Javier Solana. EFE met/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG