Chanceleres da UE afinam discurso sobre Rússia e Geórgia

Os chanceleres europeus reafirmaram, nesta sexta-feira, sua unidade frente à Rússia, no âmbito da crise georgiana, ao inaugurar uma reunião de dois dias, em Avignon (sul), cidade à qual chegaram juntos, de Paris, em um trem de alta velocidade (TGV) preparado especialmente para a ocasião.

AFP |

O encontro informal dos ministros de Relações Exteriores da União Européia (UE) acontece no histórico Palácio dos Papas, justo antes de uma reunião sobre o quadro na Geórgia, segunda-feira, em Moscou, entre os presidentes russo, Dimitri Medvedev, e francês, Nicolas Sarkozy.

Hoje, primeiro dia de discussões, os chanceleres começaram a definir as características da missão européia que será enviada nas próximas semanas para a Geórgia, com o objetivo de vigiar o cumprimento do cessar-fogo, após o confronto entre forças russas e georgianas pelo controle da Ossétia do Sul.

Segundo o chefe da diplomacia européia, Javier Solana, a missão "está, praticamente, preparada", e os russos são favoráveis a seu envio, em paralelo à missão de observadores militares da Organização para a Segurança e a Cooperação Econômica (OSCE).

O chanceler sueco, Carl Bildt, comentou que a missão, composta por "centenas" de homens, pode começar a se mobilizar na segunda metade de setembro.

Os europeus esperam que essa missão ajude a convencer os russos a respeitar o plano de paz firmado em 12 de agosto e a voltar para suas posições anteriores a 7 de agosto, quando começaram os confrontos com as forças georgianas. Vários diplomatas europeus já expressaram, contudo, suas dúvidas quanto a isso.

Dos 27 ministros, três não participaram da viagem de TGV: o italiano Franco Frattini, o alemão Frank-Walter Steinmeier e o dinamarquês Per Stig Moller, único ausente, aliás, em Avignon.

Para o chanceler francês, Bernard Kouchner, que preside as discussões, a questão a resolver não é a unidade da UE, mas "os graves problemas" representados pela crise na Geórgia.

mar/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG