Avignon (França), 5 set (EFE).- Os ministros de Assuntos Exteriores da União Européia (UE) acelerarão amanhã os preparativos para o envio de uma missão civil do bloco europeu à Geórgia e discutirão o futuro das relações dos países-membros com a Rússia.

Inicialmente estava previsto que a discussão no conselho informal realizado em Avignon acontecesse hoje, mas houve uma mudança de agenda.

A reunião ministerial dá seguimento à cúpula de líderes da UE de segunda-feira passada, em que foi acordada a presença européia na Geórgia, além do adiamento das reuniões com a Rússia para negociar um amplo acordo de cooperação.

A UE prevê aprovar sua missão civil na Geórgia no próximo dia 15, com o objetivo de contribuir para a retirada de tropas russas do território e com o retorno dos refugiados.

A missão se desdobraria inicialmente em zonas da Geórgia fora das regiões separatistas da Abkházia e da Ossétia do Sul, embora a UE não descarte uma possível futura entrada nesses territórios.

Os chanceleres examinarão em profundidade a implicação da UE nas necessidades humanitárias e de reconstrução da Geórgia, para onde a Comissão Européia enviou uma missão de avaliação. EFE met/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.