Chanceleres da China, Japão e Coreia do Sul se reúnem em Xangai

Pequim, 29 set (EFE).- Os ministros de Assuntos Exteriores da China (Yang Jiechi), Japão (Katsuya Okada) e Coreia do Sul (Yu Myung Hwan) realizaram um encontro em Xangai (leste do país), onde chegaram a um acordo para uma relação estratégica mais forte e uma melhora da cooperação trilateral, informou a imprensa oficial chinesa.

EFE |

O encontro, mantido ontem, segunda-feira, serviu para celebrar o décimo aniversário do mecanismo de reuniões regulares entre os três países, e aconteceu no mesmo dia em que altos cargos da China e Coreia do Norte celebraram em Pequim o 60º aniversário dos laços bilaterais entre ambas nações.

Os três chanceleres repassaram as questões regionais de interesse comum, com a questão nuclear norte-coreana na agenda das reuniões.

Além disso, repassaram os dez anos de comunicação entre as Chancelarias, destacando que - apesar das tensões, especialmente entre China e Japão na primeira metade da década - seus Governos "mostraram boa amizade e vizinhança" através de frequentes visitas oficiais e projetos políticos e econômicos conjuntos.

A reunião de ministros de Assuntos Exteriores também serviu para preparar a cúpula de chefes do Governo dos três países, que será realizada no próximo dia 10 de outubro em Pequim. EFE abc/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG