Chanceler russo anuncia iminente acordo de assistência com Abkházia

Moscou, 14 set (EFE) - O ministro de Assuntos Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, anunciou hoje a iminente assinatura de um acordo de amizade, cooperação e assistência mútua em caso de agressão com a região separatista georgiana da Abkházia. Esse acordo garante a segurança da Abkházia. A Rússia garante que não haverá mais guerra em território abkhaz, disse Lavrov depois de se reunir em Sukhumi, capital da região, com o líder separatista, Serguei Bagapsh.

EFE |

O chanceler russo ressaltou que o acordo reforçará o "status legal" das tropas russas que serão, em breve, desdobradas em território abkhazo (3.800 soldados regulares), segundo informaram as agências russas.

O acordo de assistência em caso de agressão exterior que Moscou assinará com a Abkházia e também com a Ossétia do Sul são similares aos que a União Soviética assinava com os países-membros do Pacto de Varsóvia.

Segundo o próprio Lavrov, isto abre a possibilidade de que a Rússia utilize as infra-estruturas já existentes ou construa novas instalações militares no território dessas repúblicas separatistas.

Além disso, o ministro russo destacou que as duas partes também assinarão acordos sobre cooperação fronteiriça, financeira e de livre-comércio.

"A Rússia cooperará com a Abkházia em sua qualidade de Estado livre e independente", disse.

Lavrov chegou hoje à Abkházia para finalizar os detalhes para a abertura da embaixada russa nessa região, cuja independência foi reconhecida em 26 de agosto por Moscou. EFE io/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG