Chanceler peruano não indica data para reunião de Morales e García

Lima, 12 jul (EFE).- O chanceler peruano, José Antonio García Belaúnde, disse hoje que ainda não há uma data concreta para um encontro entre o presidente de seu país, Alan García, e o Chefe de Estado boliviano, Evo Morales.

EFE |

"Não, (há data) que eu saiba (...) mas obviamente nós temos intenções de dialogar" afirmou García Belaúnde à "Cadeia Peruana de Notícias".

Ontem, o presidente peruano deixou aberta a possibilidade de dialogar com Morales sobre os benefícios de um Tratado de Livre- Comércio (TLC), assunto sobre o qual Lima e La Paz têm posições diferentes.

Essa posição oposta sobre os acordos comerciais é reflexo da recusa da Bolívia, a mais reticente à liberalização dos mercados, a apoiar a modificação de uma norma da Comunidade Andina (CAN) sobre propriedade intelectual que o Peru precisa para implementar seu TLC com os Estados Unidos.

Além disso, as negociações para um Acordo de Associação e Cooperação com a União Européia (UE) foram suspensas, previsivelmente até setembro, por divergências entre os membros da CAN (Comunidade Andina de Nações), que é formada por Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. EFE watt/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG