encorajador para acordo sobre clima - Mundo - iG" /

Chanceler mexicana fala de interesse encorajador para acordo sobre clima

Tóquio, 17 jan (EFE).- A chanceler mexicana, Patricia Espinosa, assegurou hoje à Agência Efe que os 34 países do Fórum de Cooperação América Latina-Ásia do Leste (Focalal) têm um interesse encorajador em avançar na negociação sobre mudança climática e disse que o México fará o necessário para seguir construindo um acordo.

EFE |

Em entrevista à Efe ao término da 4ª reunião ministerial do Focalal, Patricia explicou que o fórum expressou seu apoio ao México como sede da próxima conferência da ONU sobre mudança climática, no final do ano, e se comprometeu a trabalhar por um acordo.

"Foi muito útil a troca de pontos de vista", disse Patricia após o encontro de dois dias, no qual participaram ministros de Exteriores ou vice-ministros de um grupo de países heterogêneo das duas regiões, desde Cuba até China e Austrália.

Ela também considerou que o fórum realizado em Tóquio foi a "oportunidade ideal" para compartilhar o processo de preparação dessa reunião.

"Todos os participantes expressaram desejo e interesse de avançar este ano na negociação", disse.

Na chamada "Declaração de Tóquio", ao término do fórum, os 34 membros do Focalal reconhecem que ainda há "muito trabalho para ser feito", mas se comprometem a agir "de forma construtiva" para alcançar um acordo este ano no México.

A chefe da diplomacia mexicana considerou que o fórum de Tóquio foi "muito positivo" para aproximar "duas regiões distantes, mas ao mesmo tempo com um enorme potencial".

Acrescentou que em ambos os lados da Bacia do Pacífico estão "as economias mais dinâmicas do mundo", ressaltando que após a crise global começam a ser vistos "sinais claros de recuperação".

O Focalal, que integra 34 países, nasceu em 1999 por proposta de Cingapura e Chile, e o Brasil participa das discussões como país membro da iniciativa. EFE mic/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG