impasse em negociações de paz - Mundo - iG" /

Chanceler israelense observa impasse em negociações de paz

JERUSALÉM (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, de extrema direita, disse na terça-feira que os esforços de paz patrocinados pelo Ocidente com os palestinos chegaram a um beco sem saída e que Israel pretende apresentar ideias novas para a diplomacia. Há definitivamente uma regressão neste ponto e precisamos compreender e admitir que estamos em um beco sem saída, disse Lieberman em um discurso a membros do seu partido, o Yisrael Beiteinu. Definitivamente pretendemos apresentar ideias novas.

Reuters |

O partido de Lieberman é o segundo maior parceiro no governo de coalizão de direita do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que prestou juramento na semana passada.

O novo chanceler também disse não "ver a lógica" em continuar nas negociações sobre um Estado palestino iniciado pelo governo anterior de Ehud Olmert, de centro.

Lieberman afirmou que Israel honraria o mapa do caminho para a paz, apoiado pelos EUA, com os palestinos, mas sugeriu que o diálogo sobre o status final deveria começar apenas quando outras condições do plano de paz fossem cumpridas, como o desmantelamento de grupos militantes pelos palestinos.

O plano também exorta Israel a parar com a construção de assentamentos judaicos no território ocupado.

"Eu não entendo a lógica...de pular diretamente para as negociações sobre um acordo final, para desistir de todas as nossas demandas do outro lado", afirmou Lieberman.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG