Chanceler espanhol chega a Brasília após reunião com Chávez

Brasília, 29 jul (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, chegou hoje ao Brasil na segunda parte de sua viagem pela América do Sul após encerrar sua passagem pela Venezuela com uma reunião com o presidente do país, Hugo Chávez.

EFE |

O avião da Força Aérea Espanhola no qual viajam Moratinos e os empresários que o acompanham aterrissou no aeroporto de Brasília às 22h30, onde foram recebidos pelo embaixador espanhol no Brasil, Carlos Alonso Zaldívar.

Moratinos tinha previsto ficar por dois dias no Brasil, mas o adiamento para hoje da reunião com Chávez fez com que sua agenda ficasse reduzida a um.

O objetivo da visita é estreitar as relações políticas e incentivar acordos comerciais em setores como o de energia, o ferroviário, o de tecnologia e o de turismo.

Todos os atos previstos para hoje foram suspensos, incluindo um jantar com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo.

Nesta quinta-feira, haverá um fórum no qual participarão empresas brasileiras e espanholas.

Depois do evento, Moratinos vai ao Palácio Itamaraty para se encontrar com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, com quem repassará a relação bilateral e assuntos de caráter regional, como a crise de Honduras.

Não está previsto que o ministro espanhol se encontre com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O atraso na chegada ao Brasil provocou também a suspensão das reuniões de Moratinos com o assessor presidencial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, e com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. EFE cpg/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG