em breve haverá um Estado palestino - Mundo - iG" /

Chanceler espanhol acredita que em breve haverá um Estado palestino

Ramala, 13 set (EFE) - O ministro de Assuntos Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, se mostrou hoje convencido de que em breve haverá um Estado palestino, após se reunir com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

EFE |

Moratinos dedicou à Palestina a segunda parte de seu primeiro dia de viagem pelo Oriente Médio com uma reunião em Ramala com o presidente da entidade palestina e após inaugurar um orfanato em Jericó administrado com fundos de cooperação espanhola.

Em entrevista coletiva conjunta, Moratinos e Abbas trocaram elogios e se trataram como "amigos".

O titular de Exteriores espanhol afirmou que, com sua visita, quer demonstrar a solidariedade e o compromisso da Espanha para com o povo palestino e seus dirigentes para alcançar um acordo definitivo com Israel.

Moratinos assegurou que a comunidade internacional deve dar estabilidade e segurança econômica ao povo palestino e acrescentou que o presidente da ANP só deve se preocupar com o aspecto político.

Por sua vez, Abbas disse que não deseja um acordo transitório e apostou em soluções definitivas, "e, se não, não há acordo".

Em relação à futura administração dos Estados Unidos e seu papel no processo negociador, o presidente da ANP disse que falou com os dois candidatos, que "encararão muito seriamente o processo de paz".

EFE aam/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG