muitas dúvidas sobre a evolução cubana - Mundo - iG" /

Chanceler esloveno diz que UE tem muitas dúvidas sobre a evolução cubana

Bruxelas, 20 jun (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores da Eslovênia, Dimitrij Rupel, cujo país ostenta a Presidência da União Européia (UE), reconheceu hoje que os membros do bloco têm muitas dúvidas sobre os efeitos da recente decisão de levantar as sanções diplomáticas contra o regime cubano.

EFE |

Na entrevista coletiva final da cúpula de chefes de Governo e de Estado da UE, Rupel expressou o desejo dos países europeus de "que Cuba mude", razão pela qual deram esse passo.

"Houve algumas mudanças, vemos sinais de transição, e nossos amigos espanhóis nos transmitiram sua impressão dos contatos que mantêm com os cubanos".

No entanto, acrescentou que "também expressamos muitas dúvidas" e "estamos ainda bastante divididos sobre a avaliação" da situação política real em Cuba.

Por isso, disse, "decidimos revisar a questão dentro de um ano".

Rupel afirmou que a União Européia estava "em uma situação embaraçosa" em relação a Cuba, porque as medidas diplomáticas de sanção, adotadas em 2003, não eram mais aplicadas há alguns anos, e também não houve, enquanto isso, diálogo político com Havana. EFE jms/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG