Chanceler do Peru diz que Chávez prometeu retorno de embaixador

LIMA (Reuters) - O chanceler peruano, José Antonio García Belaunde, afirmou que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, prometeu a ele o retorno a Lima do embaixador venezuelano, que foi retirado há alguns meses em protesto ao asilo concedido pelo Peru ao líder de oposição venezuelano Manuel Rosales. García Belaunde, em uma entrevista para a emissora de TV à cabo Canal N na terça-feira, disse que a promessa foi feita pelo próprio Chávez esta semana durante o encontro de presidentes sul-americano no Equador, onde o chanceler estava representando o presidente peruano, Alan García.

Reuters |

"O presidente Hugo Chávez me prometeu que nos próximos dias chegará ao Peru o embaixador dele. Temos relações completas", afirmou García Belaunde.

A Venezuela decidiu em abril retirar seu embaixador no Peru após o governo de Lima ter informado que havia concedido asilo a Rosales, que alega ser um perseguido político do presidente Chávez.

O peruano García é um defensor do livre mercado e criticou repetidas vezes algumas políticas de esquerda na região, muitas delas promovidas por Chávez.

Venezuela e Peru melhoraram suas relações nos últimos dois anos, depois que em 2006 os dois países retiraram seus respectivos embaixadores em meio a uma guerra verbal entre Chávez e o então candidato presidencial García.

(Reportagem de Patricia Velez)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG